quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Encontros Pedagógicos - 2011.

Os encontros Pedagógicos da EJA acontecem mensalmente em todos os núcleos e unidades da EJA Cabrália.
Os encontros têm como objetivo trabalhar e elaborar melhores metodologias e processos didáticos, que venham a fortalecer o ensino da EJA, instruindo com qualidade, competência e eficiência os nossos educandos.
Os professores têm participação ativa e acesso, propiciando o levantamento de ideias e cooperação na criação e formação de estruturas para adequar, de forma contextualizada, os métodos, de acordo com o perfil de cada equipe.
As escolas são separas por núcleos coordenados pela Professora Verônica Rosa, que com respeito e carinho, junto a sua equipe, promove encontros dinâmicos e motivadores.
São ao todo cinco núcleos, que são compostos por um conjunto de escolas. Que são:

Núcleo Centro:
Nair Sambrano, Jacira Monteiro, Marcelino José.
Local: Jacira Monteiro.

Núcleo Coroa Vermelha:
Victurino Figueira, Escola Indígena Pataxó, Escola Mutari.
Local: Victurino Figueira.

Núcleo Beira Mar:
Mata Medonha, Aracy Alves, Santo André.
Local: Aracy Alves.

Núcleo do Campo:
Camurugi, Vale da Purificação, União dos Posseiros, Maria Figueiredo Marinho, Sermal, Joana Ramos, Projeto Maravilha.
Local: Maria Figueiredo Marinho – Ponto Central.

Núcleo do Campo II:
Paulo Freire.
Local: Paulo Freire.

Os encontros do ano de 2011 já estão com agenda cumprida, sendo encerrados com a Mostra Cultural, que vem sendo um grande sucesso e motivo de orgulho para todos os educandos e educadores.
O planejamento anual da EJA já está sendo trabalhado e muito em breve todos terão acesso.

Uma das atividades aplicadas entre os professores foi a elaboração de uma redação conjunta, com um mesmo tema. Em relação a passagem dos textos escritos para digitados, fomos fiéis ao material, inclusive à forma de escrever dos participantes da dinâmica.
Aqui vocês podem ver o resultado da dinâmica:

Núcleo Beira Mar - 15/08/2011

Grupo 1:

Nívea Maciel
Patrícia Agda
Sandra Reis
Ana Maria Bonfim

Grupo 2:
Filson Mattos
Fernando Barreto
Vinícius Santos

Redação:
A Educação de Jovens e Adultos merece um olhar diferenciado por se tratar de uma modalidade de ensino que a maioria dos alunos são trabalhadores
Tentamos formar ideias de que o universo escolar pode ter uma importância e melhoria perante um convívio na scidade, pois trabalhamos
de certa forma com pessoas que são mais experientes e já tem uma ideia formada é somplesmente entrar no mundo deles para que eles entendam também o nosso mundo.
É necessário um diferencial para educar os alunos da Eja. Devemos trabalhar o lúdico e projetos. Assim, resgataremos desses alunos o desejo e o gosto pela escola.
Ser professor da EJA é ser amigo, parceiro, colaborador do realizar um sonho. Sonho que se realiza quando um jovem ou adulto descobre que é capaz
de aprender e de também ensonar através de suas experiências. Descobre que nunca é tarde demais.
Um olhar que precisa ser direcionado é a necessidade do estudo e também do trabalho por parte dos alunos,
por isso o professor precisa estar disposto a encarar essa realidade e buscar estratégias que dinamise esse estudo partindo da motivação
e importância da concretização dessa jornada.
Trabalhar com alunos da EJA é ter uma visão diferente de mundo, é ser sensível aos saberes já adquiridos do aluno,
é contribuir para minimizar as diferenças e frustrações já vividas em situações cotidianas necessárias do dia-a-dia em que os mesmos enfrentam como desafios na vida.
Dar amor, carinho, fazer com que os alinos se sintam amados e que realmente eles se sintam capazes de aprender aquilo que realmente foi lhe ensinado.
Ser professor e da a alma para que seus alunos aprendam e sintam vontade de ir a escolas todos os dias depois do trabalho.

Núcleo Centro - 10/08/2011
Grupo 1:
Ruth Rodrigues de Souza Silva
Erica Teles
Ivonete Oliveire
Itamara Rodrigues
Shirlei Conceição

Grupo 2:
Lusmaia Ribeiro
Suzana Monteiro
Adelaide Alvarenga
Huder Rodrigues de Souza

Grupo 3:
Marize Pinho Rezende
Evandro Pinheiro da Silva
Míria
Kelei Távora
Alexandra Alves
José Carlos Fonseca

Redação:
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos de Cabrália apresentam carências e fome de conhecimento que precisam ser respeitados e contemplados.
Por isso, devemos sempre refletirmos nas nossas ações.
Assim, é muito importante que os educadores criem momentos de estudo para refletirem sobre suas ações.
Pois seremos responsáveis pelo resultado do aprendizado do nosso aluno.
Desde que eles também tenham desejo e anseios de buscar conhecimentos.
Precisamos do empenho e mobilização por parte dos responsáveis pela educação, digo governantes, para que juntos consigamos sucesso.
É preciso por parte dos professores, coordenadores compromentimento. Precisa de um olhar diferenciado para aqueles alunos que
por 5 ou 10 anos deixaram de estudar por motivos diversos e voltaram à escola tentando recuperar o tempo perdido.
Mediante todo o exposto, o aluno da EJA, retorna à escola cheio de esperança, com vontade de unir conhecimento esclares aos conhecimentos
trazidos em sua bagagem de vida.
Por isso, o olhar do educando deve ser cheio de perspicácia para aproveitar essa sabedoria de vida trazida de cada um para implementar novos conhecimentos.
Olhar para o EJA deve ser um olhar de objetividade, um olhar de raio-x, onde será visto não só a realidade,
mas prinicipalmente a necessidade de cada um. Tornando assim o que o aluno EJA acha impossível ou tarde demais em possível.



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