Os encontros Pedagógicos da EJA acontecem mensalmente em todos os núcleos e unidades da EJA Cabrália.
Os encontros têm como objetivo trabalhar e elaborar melhores metodologias e processos didáticos, que venham a fortalecer o ensino da EJA, instruindo com qualidade, competência e eficiência os nossos educandos.
Os encontros têm como objetivo trabalhar e elaborar melhores metodologias e processos didáticos, que venham a fortalecer o ensino da EJA, instruindo com qualidade, competência e eficiência os nossos educandos.
Os professores têm participação ativa e acesso, propiciando o levantamento de ideias e cooperação na criação e formação de estruturas para adequar, de forma contextualizada, os métodos, de acordo com o perfil de cada equipe.
As escolas são separas por núcleos coordenados pela Professora Verônica Rosa, que com respeito e carinho, junto a sua equipe, promove encontros dinâmicos e motivadores.
São ao todo cinco núcleos, que são compostos por um conjunto de escolas. Que são:
As escolas são separas por núcleos coordenados pela Professora Verônica Rosa, que com respeito e carinho, junto a sua equipe, promove encontros dinâmicos e motivadores.
São ao todo cinco núcleos, que são compostos por um conjunto de escolas. Que são:
Núcleo Centro:
Nair Sambrano, Jacira Monteiro, Marcelino José.
Local: Jacira Monteiro.
Núcleo Coroa Vermelha:
Victurino Figueira, Escola Indígena Pataxó, Escola Mutari.
Local: Victurino Figueira.
Núcleo Beira Mar:
Mata Medonha, Aracy Alves, Santo André.
Local: Aracy Alves.
Núcleo do Campo:
Camurugi, Vale da Purificação, União dos Posseiros, Maria Figueiredo Marinho, Sermal, Joana Ramos, Projeto Maravilha.
Local: Maria Figueiredo Marinho – Ponto Central.
Núcleo do Campo II:
Paulo Freire.
Local: Paulo Freire.
Os encontros do ano de 2011 já estão com agenda cumprida, sendo encerrados com a Mostra Cultural, que vem sendo um grande sucesso e motivo de orgulho para todos os educandos e educadores.
O planejamento anual da EJA já está sendo trabalhado e muito em breve todos terão acesso.
Nair Sambrano, Jacira Monteiro, Marcelino José.
Local: Jacira Monteiro.
Núcleo Coroa Vermelha:
Victurino Figueira, Escola Indígena Pataxó, Escola Mutari.
Local: Victurino Figueira.
Núcleo Beira Mar:
Mata Medonha, Aracy Alves, Santo André.
Local: Aracy Alves.
Núcleo do Campo:
Camurugi, Vale da Purificação, União dos Posseiros, Maria Figueiredo Marinho, Sermal, Joana Ramos, Projeto Maravilha.
Local: Maria Figueiredo Marinho – Ponto Central.
Núcleo do Campo II:
Paulo Freire.
Local: Paulo Freire.
Os encontros do ano de 2011 já estão com agenda cumprida, sendo encerrados com a Mostra Cultural, que vem sendo um grande sucesso e motivo de orgulho para todos os educandos e educadores.
O planejamento anual da EJA já está sendo trabalhado e muito em breve todos terão acesso.
Uma das atividades aplicadas entre os professores foi a elaboração de uma redação conjunta, com um mesmo tema. Em relação a passagem dos textos escritos para digitados, fomos fiéis ao material, inclusive à forma de escrever dos participantes da dinâmica.
Aqui vocês podem ver o resultado da dinâmica:
Aqui vocês podem ver o resultado da dinâmica:
Núcleo Beira Mar - 15/08/2011
Grupo 1:
Nívea Maciel
Patrícia Agda
Sandra Reis
Ana Maria Bonfim
Grupo 1:
Nívea Maciel
Patrícia Agda
Sandra Reis
Ana Maria Bonfim
Grupo 2:
Filson Mattos
Fernando Barreto
Vinícius Santos
Fernando Barreto
Vinícius Santos
Redação:
A Educação de Jovens e Adultos merece um olhar diferenciado por se tratar de uma modalidade de ensino que a maioria dos alunos são trabalhadores
Tentamos formar ideias de que o universo escolar pode ter uma importância e melhoria perante um convívio na scidade, pois trabalhamos
de certa forma com pessoas que são mais experientes e já tem uma ideia formada é somplesmente entrar no mundo deles para que eles entendam também o nosso mundo.
É necessário um diferencial para educar os alunos da Eja. Devemos trabalhar o lúdico e projetos. Assim, resgataremos desses alunos o desejo e o gosto pela escola.
Ser professor da EJA é ser amigo, parceiro, colaborador do realizar um sonho. Sonho que se realiza quando um jovem ou adulto descobre que é capaz
de aprender e de também ensonar através de suas experiências. Descobre que nunca é tarde demais.
Um olhar que precisa ser direcionado é a necessidade do estudo e também do trabalho por parte dos alunos,
por isso o professor precisa estar disposto a encarar essa realidade e buscar estratégias que dinamise esse estudo partindo da motivação
e importância da concretização dessa jornada.
Trabalhar com alunos da EJA é ter uma visão diferente de mundo, é ser sensível aos saberes já adquiridos do aluno,
é contribuir para minimizar as diferenças e frustrações já vividas em situações cotidianas necessárias do dia-a-dia em que os mesmos enfrentam como desafios na vida.
Dar amor, carinho, fazer com que os alinos se sintam amados e que realmente eles se sintam capazes de aprender aquilo que realmente foi lhe ensinado.
Ser professor e da a alma para que seus alunos aprendam e sintam vontade de ir a escolas todos os dias depois do trabalho.
Núcleo Centro - 10/08/2011
Grupo 1:
Ruth Rodrigues de Souza Silva
Erica Teles
Ivonete Oliveire
Itamara Rodrigues
Shirlei Conceição
Erica Teles
Ivonete Oliveire
Itamara Rodrigues
Shirlei Conceição
Grupo 2:
Lusmaia Ribeiro
Suzana Monteiro
Adelaide Alvarenga
Huder Rodrigues de Souza
Suzana Monteiro
Adelaide Alvarenga
Huder Rodrigues de Souza
Marize Pinho Rezende
Evandro Pinheiro da Silva
Míria
Kelei Távora
Alexandra Alves
José Carlos Fonseca
Evandro Pinheiro da Silva
Míria
Kelei Távora
Alexandra Alves
José Carlos Fonseca
Redação:
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos de Cabrália apresentam carências e fome de conhecimento que precisam ser respeitados e contemplados.
Por isso, devemos sempre refletirmos nas nossas ações.
Assim, é muito importante que os educadores criem momentos de estudo para refletirem sobre suas ações.
Pois seremos responsáveis pelo resultado do aprendizado do nosso aluno.
Desde que eles também tenham desejo e anseios de buscar conhecimentos.
Precisamos do empenho e mobilização por parte dos responsáveis pela educação, digo governantes, para que juntos consigamos sucesso.
É preciso por parte dos professores, coordenadores compromentimento. Precisa de um olhar diferenciado para aqueles alunos que
por 5 ou 10 anos deixaram de estudar por motivos diversos e voltaram à escola tentando recuperar o tempo perdido.
Mediante todo o exposto, o aluno da EJA, retorna à escola cheio de esperança, com vontade de unir conhecimento esclares aos conhecimentos
trazidos em sua bagagem de vida.
Por isso, o olhar do educando deve ser cheio de perspicácia para aproveitar essa sabedoria de vida trazida de cada um para implementar novos conhecimentos.
Olhar para o EJA deve ser um olhar de objetividade, um olhar de raio-x, onde será visto não só a realidade,
mas prinicipalmente a necessidade de cada um. Tornando assim o que o aluno EJA acha impossível ou tarde demais em possível.
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