terça-feira, 1 de novembro de 2011

Todos pela Educação: Formas de atuação.

Estruturada em três pilares – geração de conhecimento técnico, mobilização e comunicação, e articulação institucional – a estratégia de atuação engloba o monitoramento e análise dos indicadores educacionais oficiais; a maior inserção do tema Educação Básica na mídia; e o fomento ao debate e à mobilização – cujo principal eixo é a articulação Eu, Você, Todos Pela Educação, um conjunto de ações que tem como objetivo contribuir decisivamente para que a Educação passe do patamar de importante para tema prioritário e urgente na agenda do nosso País.
 
Acompanhamento das Metas
 
As 5 Metas, a serem alcançadas até 2022, são permanentemente acompanhadas com base nas projeções intermediárias definidas pela Comissão Técnica. Anualmente, a partir de 2008, são elaborados e divulgados os relatórios De Olho nas Metas, que mensuram e analisam o esforço de cada estado e da União para garantir Educação Básica de qualidade para todos. As informações e análises dos relatórios De Olho nas Metas e outros dados estatísticos relevantes sobre a Educação Básica brasileira são disponibilizados neste site na seção Educação no Brasil.
 
Articulação e Relações Institucionais
 
Baseado em seus princípios e nos conhecimentos técnicos, e tendo como norte as 5 Metas para melhoria da qualidade da Educação, o movimento desenvolve ações de articulação política e institucional (advocacy) que têm como objetivo somar esforços e estabelecer pontes entre a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o setor público na direção da melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira.
 
Comunicação e Mobilização
 
Com o objetivo de disseminar as informações e os conhecimentos gerados e mobilizar os diversos segmentos da sociedade brasileira pela melhoria da qualidade da Educação Básica, o Todos Pela Educação realiza diversas ações de comunicação e mobilização social. Para dar suporte a esta estratégia, o movimento utiliza diversas ferramentas de comunicação – a principal é o portal www.todospelaeducacao.org.br – e realiza ações cotidianas de relacionamento com a mídia, entre elas merecem destaque:  
 
Notícias do Dia – clipping diário com notícias sobre Educação Básica publicadas pelos principais veículos de comunicação do País.
Releases - sugestões de pauta disponibilizadas para veículos de comunicação do todo o País.
Educação em Pauta – o movimento realiza periodicamente encontros entre especialistas e jornalistas que atuam na área.
No Ar, Todos Pela Educação – envio mensal de conteúdo editorial e publicitário em áudio para três mil rádios. A cada mês um tema diferente é apresentado aos radialistas com entrevistas, sugestões de pauta, vinhetas para serem personalizadas e jingles sobre Educação.
Campanhas publicitárias – com objetivo de sensibilizar a sociedade e ampliar a demanda por uma Educação Básica de qualidade, em parceria com o Grupo ABC e diversos veículos de comunicação, o Todos Pela Educação realiza campanhas publicitárias para diversas mídias e públicos.
Redes Sociais na Internet – o Todos Pela Educação está nas mídias sociais. O movimento possui um Blog e participa de várias redes na internet, entre elas o Twitter, o Facebook, o Orkut e o Youtube.
Publicações - o Todos Pela Educação publica ou é parceiro na edição de manuais e cartilhas de orientação sobre práticas educacionais para diversos públicos, sempre com foco em Educação de qualidade e nas 5 Metas.
 
Pesquisas - para balizar seu posicionamento institucional e dar sua contribuição ao desenvolvimento e à implementação de políticas públicas na área de Educação, o movimento desenvolve parcerias para a realização de pesquisas e estudos que tragam conhecimentos aprofundados sobre a realidade educacional brasileira. Cesgranrio, CNI, FGV-RJ, FGV-SP, Fundação Itaú Social, Fundação Santillana, Fundação SM, Fundação Victor Civita, IBGE, IBMEC-SP/Insper, IBOPE, INEP, Instituto Paulo Montenegro e Instituto Unibanco estão entre as organizações com as quais o Todos Pela Educação realiza pesquisas e estudos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário